Em 2016, o Brasil foi palco do maior evento esportivo do planeta: os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Naquela época, as preocupações sobre um possível atentado intensificaram as vibrações de nossa Casa para que o plano espiritual pudesse proteger os habitantes do Brasil e os visitantes do evento, fossem eles atletas, delegações ou turistas.
Sabendo que sempre estamos acompanhados de nossos guias espirituais, podemos imaginar que no plano espiritual deve ter sido grande a alegria do reencontro de tantas fraternidades no Brasil, que, como bem sabemos, tem um destino importante na divulgação de pátria do Evangelho.
Ante a pandemia do covid-19, todos os grandes eventos esportivos de 2020 foram cancelados e, em sua maioria, transferidos para 2021. Muito se fala sobre a importância da continuidade de atividades físicas, mesmo que simples, no ambiente doméstico para o bem-estar.
Para auxiliar na reflexão sobre quais lições podemos tirar deste momento, um texto de Emmanuel, psicografado por Francisco Cândido Xavier, em Estude e Vida:
Desportos
Se há esportes que auxiliam o corpo, há esportes que ajudam a alma…
A marcha do dever retamente cumprido.
A regata do suor no trabalho.
O exercício do devotamento ao estudo.
O salto do esforço acima dos obstáculos.
A maratona das boas obras.
O torneio da gentileza.
O mergulho no silêncio diante da injúria.
O nado da paciência nas horas difíceis.
A ginástica da tolerância perante as ofensas.
O voo do pensamento às esferas superiores.
A demonstração de resistência moral nas provas de cada dia.
Todos esses desportos do Espírito podem ser praticados em todas as idades e condições.
E creia que qualquer campeonato num deles será prêmio de luz em seu coração a brilhar para sempre.