O Correio Fraterno é um programa social que visa transmitir, por intermédio de cartas, esperança e carinho para beneficiar aqueles que se encontram privados de liberdade.
É um trabalho de amor e respeito ao próximo, levando um pouco de dignidade ao dia a dia. Além de estarem privados de sua liberdade, muitos detentos estão afastados de familiares e amigos, que muitas vezes não tem condições de visitá-los; outros se encontram totalmente abandonados.
Sem vinculação religiosa, o intuito do Correio Fraterno é contribuir com mensagens de esperança. Dessa forma, há um cuidado para que presidiários de diversas religiões sejam beneficiados. Aqueles que se sentem à vontade de conhecer mais sobre o espiritismo são convidados para realizar o curso básico e a Escola de Aprendizes do Evangelho à distância.
Como tudo começou:
Um livro com um carimbo da Biblioteca do Grupo Espírita Hovsana Krikor foi a origem do Correio Fraterno. Em 2016, um jovem que se encontrava no presídio de Paraguaçu Paulista, no interior do Estado São Paulo, achou interessante o fato de receber um livro de um Centro Espírita da mesma região que ele havia morado. Assim, ele escreveu para o Hovsana Krikor pedindo preces e vibrações para si e para sua família. No decorrer de 2016, algumas cartas foram trocadas. Após indicação de amigos desse jovem, o Centro foi recebendo mais cartas. Em 26 de abril de 2017, inicia-se oficialmente o programa Correio Fraterno com 7 assistidos, todos de Paraguaçu.
Atualmente, o programa é destinado para 53 assistidos, de 21 locais : penitenciárias, Centros de Detenção Provisória (CDP), Centro de Progressão Penitenciária (CPP), Centro de Ressocialização (CR), dentre outros.
Impacto do Correio Fraterno:
Ao longo dos anos, observamos que muitos assistidos resgataram a esperança e vislumbram novas oportunidades de recomeço. O objetivo do programa é frequentemente relembrado, além de se ter um cuidado em não divulgar o nome da pessoa que responde as cartas.
Em muitos relatos, é perceptível mudanças na forma de falar sobre si, na maneira de se dirigir aos familiares, na maneira de citar a solidão, preocupação, o abandono e um novo olhar para reparar as faltas.
Formas de ajudar:
Atualmente, o grupo responsável pelo Correio Fraterno é composto por poucos voluntários. Mesmo pequeno, o grupo é muito comprometido. Com o passar dos anos, identificamos a necessidade de utilizar uma Caixa Postal para facilitar a centralização de recebimento das cartas, além de garantir o anonimato do trabalho:
Caixa postal 76323
CEP 02330-970
São Paulo, SP
Os custos do programa são, em grande parte, absorvidos pelos trabalhadores. Dessa forma, esse valor se torna um impeditivo para inclusão de novos beneficiados.
- Adesão anual da Caixa Postal
- Envelopes, papel sulfite, colas e despesas com postagem
Caso tenha interesse em ser voluntário desse projeto, entre em contato pelo e-mail correiofraterno@hovsanakrikor.org.br